Wednesday, June 25, 2014

ITHAKA TRAZ "REENCARNAÇÃO DAS PRANCHAS DE SURF" A PORTUGAL

SOURCE: http://www.surfportugal.pt/noticias-surf-portugal/industria/1828-ithaka-traz-qreencarnacao-das-pranchas-de-surfq-a-portugal




ITHAKA TRAZ "REENCARNAÇÃO DAS PRANCHAS DE SURF" A PORTUGAL

Guitarfish__Ithaka_via_WOA-Way_of_ArtsGuitarfish é uma das peças que poderás admirar na Way Of Arts no dia 23 deste mês. Foto: divulgação

 Tudo começou em 1989, em Orange County na Califórnia, após a inesquecível viagem de Ithaka num tubo de Newport Point. Uma bancada de areia com um pico triângular perfeito e tubular que, não tendo o desfecho final previsto, ou seja sair do tubo intacto, resultou numa prancha partida ao meio!

 No entanto Ithaka, após olhar para “os restos” inutilizáveis da prancha que pousavam pela sua casa durante algum tempo, albergando uma história muito pessoal que lhe fazia viajar por memórias especiais, incluindo aquele dia clássico em Newport cujo tubo cristalino havia desenhado o destino da sua prancha, Ithaka decidiu dar-lhe uma nova expressão e deixa-la viver na qualidade de escultura.

Bling_Barrels__Ithaka_via_WOA-Way_of_ArtsMais uma peça de arte do Ithaka que poderás admirar. E sim, aquela mão é do artista. Foto: divulgação
 Começando por pintá-la para seguidamente lhe dar um novo shape, nasceu assim, nesse mesmo dia, um novo talento que passara a identificar o Ithaka como, além de artista e surfista, um escultor considerado por muitos como um icon do surf art mundial, à qual junta a sua identidade de rapper, fotógrafo, escritor e surfista.

Algumas das pranchas que usou para esculpir surfaram 4 metros em Grajagan (G-Land) ou Pipeline, estiveram em vários lugares do mundo e agora são esculturas que nos podem acompanhar e trazer uma energia nova às nossas vidas... Conforme verbaliza o artista em relação às pranchas que esculpe: “É um final feliz para a vida destes felizes objectos, criados pela magia que também existe no Homem.”

 Dia 23 de Novembro, 6ª feira, a partir das 19h na Way of Arts (DNA Cascais, Cruz da Popa, Alcabideche) é inaugurada uma exposição com alguns clássicos e a nova colecção de 14 obras deste artista produzidas ao longo dos últimos 5 anos. São obras únicas à espera de um destino especial...contacte antecipadamente a WOA através do site www.wayofarts.com e garanta uma para si! Entretanto, fica com atenção ao site da SURFPortugal para veres uma entrevista com Ithaka. 

Sobre Ithaka

 Ithaka nasceu e cresceu no Sul da Califórnia, tendo igualmente vivido no Japão, Grécia, Portugal e Brasil, onde actualmente reside.

 Aquando a sua passagem por Portugal, Ithaka gravou os seus primeiros dois álbuns, “Flowers” e “Color of Paint and Stellafly”, cuja música “Escape from the City of Angels” participou na banda sonora do filme “The Replacement Killers”, da Columbia Pictures.Em adição, Ithaka foi igualmente escritor e vocalista da música “So Get Up”, dos Underground Sound of Lisbon. Mais tarde, regressou à Califórnia onde gravou com o produtor Conley Abrams III o seu terceiro álbum, “Somewhere South of Somalia”, cujas letras das músicas foram escritas durante uma viagem de dois meses a Este do continente africano. Algum tempo depois, Ithaka passou a viver no Rio de Janeiro, onde gravou os seus dois álbuns mais recentes, “Recorded in Rio” e “Saltwater Nomad”, tendo regressado por um curto período de tempo a Portugal, em 2007, para compor, cantar e gravar a música “You”, com DJ Vide, ex membro do Underground Sound of Lisbon.

 Paralelamente à música, a sua curta série de “contos”, intitulada de “Fishdaddy Chronicles”, tem sido publicado nas mais diversas revistas de surf do mundo, tais como a Surfer, The Surfer’s Journal, Water e Transworld Surf, cujo conto “Miracle at Malibu” foi publicado em 2009 no Surf Story book, um volume de contos e cultura surf, complicado por Robb Havassy, em formato de colecção.

 O trabalho abstracto que desenvolve no seu corpo de esculturas e fotografia, mundialmente reconhecido como “The Reincarnation of a Surfboard”, tem sido assiduamente exposto a nível global, cujas séries mais recentes foram expostas na WOA|Way of Arts (Lisboa, Portugal, 2007), The Champ (Costa Mesa, Califórnia, 2010) e galeria Alma do Mar (São Paulo, Brasil, 2010). Actualmente, Ithaka encontra-se a desenvolver grande parte do seu trabalho no seu pequeno rancho em Recanto Akahti, na América do Sul, situado na tangente da Floresta Tropical de AkahtiLândia, no Brasil.

Mais informações em www.wayofarts.com/pt/arte-contemporanea/artistas/ithaka/ e www.facebook.com/pages/ithaka-artist/185013541539814?ref=ts

No comments:

Post a Comment